Introdução à Gramática da Forma

Introdução à Gramática da Forma

A gramática da forma consiste em um sistema de geração de formas baseado em regras. Este sistema foi desenvolvido no início da década de 1970 por George Stiny e James Gips e está inserido na área de conhecimento denominada “desing computing” ou “computational design“. Neste contexto, o termo computacional se refere à adoção de procedimentos algorítmicos capazes de automatizar um determinado processo, que ao ser incorporado no processo de criação exigirá do seu desenvolvedor uma postura consciente e sistematizada devido à utilização de conceitos da lógica e da matemática. A aplicação deste sistema traz como vantagem a possibilidade de gerar diferentes soluções formais a partir de um único vocabulário de formas e conjunto de regras, potencializando o processo investigativo e exploratório presentes na fase de criação. Além disso, pode ocorrer a emergência de soluções inesperadas devido à aplicação recursiva das regras, fugindo dos vícios formais e estereótipos de repertório que geralmente influenciam um processo de criação tradicional. Outra vantagem deste sistema é promover a discussão sobre a estruturação de metodologias que utilizam a lógica computacional e que poderiam ser implementadas no computador, fazendo deste um parceiro no processo de criação e não apenas um substituto às ferramentas analógicas convencionais.

Público-alvo

Alunas(os) e professoras(es) do ensino técnico ou superior e profissionais autônomos que atuam em áreas relacionadas à arquitetura e que tenham o interesse em discutir e experimentar um processo criativo embasado no pensamento algorítmico.

Objetivo geral

Apresentar a gramática da forma como uma metodologia a ser empregada durante o processo de síntese formal em projetos de arquitetura. Para isso é definida uma linguagem composta por vocabulário formal e regras relacionais previamente definidas . Este método está inserido no contexto da sistematização de processos de projeto, sistemas generativos, exploração do campo de soluções e a obtenção de emergência de soluções.

Estrutura do curso

Carga horária total: 8 horas

Data: 25/01/2023 das 8h às 12h e 01/02/2023 das 8h às 12h

Modalidade: presencial

Local: CEMUNI III [Departamento de Arquitetura e Urbanismo] da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Goiabeiras . Vitória/ES

Responsáveis

Coordenardor: prof. dr. Jarryer de Martino

Colaboradora: Dayane da Costa Vieira

Pré-inscrição

pré-inscrição ocorre no período de 16/11/2022 a 16/01/2023sendo divulgada a lista dos inscritos e de espera no dia 18/01/2023. Havendo desistências, a coordenação do curso entrará em contato com os candidatos da lista de espera disponibilizando a vaga liberada.

[Lista dos Candidatos Inscritos e CONFIRMADOS para participação no curso]

Os resultados obtidos foram: