Atividades

>>> 2020
05/10 e 07/10 . Introdução à Arquitetura – Arquitetura por meio de sistemas geradores e processos digitais. UFES
Participação na disciplina “Introdução à Arquitetura” apresentando os sistemas generativos e os modelos de processo de projeto digital (momento assíncrono e síncrono).

>>> 2019
11/09 a 16/10 . Curso de Extensão Mutualismo Arquitetônico . Lab Conexão/UFES
Projeto de integração das disciplinas Projeto de Arquitetura I e Computação Gráfica I do curso de Arquitetura e Urbanismo em que os alunos desenvolveram projetos em conjunto com o tema “Mutualismo Arquitetônico”.

26/08 . Palestra “Projeto Paramétrico: novo paradigma de design em arquitetura e urbanismo” Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFSM

14/06 . Palestra “Arquitetura pela evolução genética” GMA (Grupo de Modelagem Avançada)/UFSC
O Sistema Generativo Evolutivo é um modelo de projeto digital que incorpora no seu processo os Algoritmos Evolutivos (AE). Estes algoritmos são inspirados na genética e no mecanismo evolutivo presente na natureza. Segundo Darwin, na natureza não existem indivíduos idênticos em uma mesma espécie, o que favorece a sobrevivência dos mais aptos mediante as condições do meio, gerando assim a evolução ao longo do tempo. Neste contexto, o AE pode ser estruturado como um método de projeto capaz de promover a auto-organização e adaptação de diferentes alternativas a fim de encontrar as melhores soluções de um determinado projeto.

14/06 . Workshop “Representando por meio de códigos: introdução ao grasshopper” FabLab Pronto 3D/UFSC
Introduzir os conceitos sobre algoritmos, sistemas formativos parametrizados e emergência. Instrumentalizar os alunos no uso da ferramenta paramétrica Grasshopper® para Rhinoceros®, que possibilitará a criação de códigos como meio de representação aberta e dinâmica.

>>> 2018

03/10 a 26/11 . Curso Modelagem Paramétrica, Prototipagem e Fabricação Digital
Apresentar os conceitos que envolvem os sistemas formativos parametrizados como o pensamento algorítmico, sistemas e emergência; Introduzir a modelagem paramétrica por meio da programação utilizando o plugin Grasshopper® para Rhinoceros®; Criar um sistema formativo parametrizado para a geração de modelos de cobogó; Introduzir o uso da prototipagem e fabricação digital como recurso investigativo e exploratório no processo de desenvolvimento d projeto. Curso realizado em parceria com o Lab Conexão VIX / Prof. Bruno Massara.

>>> 2017

03/05 a 14/06 . Curso de Extensão Gramática da Forma no Processo Criativo
Introduzir o pensamento algorítmico computacional no processo de criação; Apresentar a metodologia dos sistemas generativos; Criar um sistema generativo embasado na gramática da forma; Aplicar a gramática da forma no desenvolvimento de um projeto relacionado à arquitetura, design ou artes.

28/08 a 07/09 . Palestra “A Forma pela Evolução” e tutoria no Seminário/Workshop «Em busca da Forma, Sistemas Generativos» LAMO/UFRJ
Com inspiração na genética e no mecanismo evolutivo presente na Natureza, o Algoritmo Genético (AG) contribuiu para a definição de um sistema generativo evolutivo automatizado. Sistema capaz de ser configurado para gerar, avaliar e selecionar as soluções que melhor satisfazem um determinado problema. Segundo Darwin, na Natureza não existem indivíduos idênticos em uma mesma espécie, o que favorece a sobrevivência dos mais aptos mediante as condições do meio, gerando a evolução ao longo do tempo. Neste contexto, o AG pode ser estruturado para explorar variações formais durante a fase de concepção do projeto, incorporando ao processo uma característica evolutiva.

13/09 a 18/10 . Curso de Extensão Sistemas Generativos & Modelagem Paramétrica
Apresentar os conceitos que envolvem os sistemas generativos como a parametrização, pensamento algorítmico, sistemas e emergência; Introduzir a modelagem paramétrica por meio da programação utilizando o plugin Grasshopper para Rhinoceros; Criar um sistema generativo parametrizado.